segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Gelatina com "sazon"

Nesse último sábado, recebi alguns amigos queridos para jantar em casa. Pensando no que servir de sobremesa nesses dias tão quentes, resolvi reviver um gosto da infância: gelatina com creme de leite! Essa era uma especialidade da mãe Verinha. A receita é bem simples, e, por me trazer lembranças tão caras, acho uma delícia.
Fui logo dissolvendo dois envelopes de gelatina de morango em um copo de água quente e um copo de água fria. Em seguida, bati a gelatina com uma lata de creme de leite sem soro no liquidificador, distribui em taças e coloquei na geladeira.
Desse momento em diante, fiquei vigiando a gelatina a cada dez minutos. Parei e pensei, por que abro e fecho tantas vezes a geladeira? E falei para mim mesma: desse jeito a gelatina não vai endurecer! Cada vez que abria a porta da geladeira, um sentimento de familiaridade enchia o meu peito! Logo entendi a necessidade de ficar olhando as taças. Nesse momento a emoção tomou conta, era como se mãe Verinha estivesse aqui comigo.
E é assim que os dias vão passando... As lembranças nos afagam, a história que construímos juntas, dia a dia, é intensa o suficiente para que mãe Verinha nos visite para sempre. Afinal de contas, fazer uma visitinha é Verinha de tudo! (Leonora)

Gelatina com "sazon"

Importante fazer com a medida de água mencionada acima para que a gelatina não se separe tanto do creme de leite. Um pouquinho sempre acontece.

Experimenta!

Um comentário:

  1. Lola, tenho uma dica para não separar a gelatina do creme: faça a gelatina e coloque no congelador. Quando começar endurecer, ou seja, começar a ficar parecendo com clara de ovo, retire do congelador e bata com creme de leite no liquidificador. Volte para o congelador e quando endurecer, sem formar cristais de gelo, coloque na geladeira. Lá em casa fazemos assim e não separa.

    ResponderExcluir