Nesse último sábado, recebi alguns amigos queridos para jantar em casa. Pensando no que servir de sobremesa nesses dias tão quentes, resolvi reviver um gosto da infância: gelatina com creme de leite! Essa era uma especialidade da mãe Verinha. A receita é bem simples, e, por me trazer lembranças tão caras, acho uma delícia.
Fui logo dissolvendo dois envelopes de gelatina de morango em um copo de água quente e um copo de água fria. Em seguida, bati a gelatina com uma lata de creme de leite sem soro no liquidificador, distribui em taças e coloquei na geladeira.
Desse momento em diante, fiquei vigiando a gelatina a cada dez minutos. Parei e pensei, por que abro e fecho tantas vezes a geladeira? E falei para mim mesma: desse jeito a gelatina não vai endurecer! Cada vez que abria a porta da geladeira, um sentimento de familiaridade enchia o meu peito! Logo entendi a necessidade de ficar olhando as taças. Nesse momento a emoção tomou conta, era como se mãe Verinha estivesse aqui comigo.
E é assim que os dias vão passando... As lembranças nos afagam, a história que construímos juntas, dia a dia, é intensa o suficiente para que mãe Verinha nos visite para sempre. Afinal de contas, fazer uma visitinha é Verinha de tudo! (Leonora)
![]() |
Gelatina com "sazon" |
![]() |
Importante fazer com a medida de água mencionada acima para que a gelatina não se separe tanto do creme de leite. Um pouquinho sempre acontece. |
![]() |
Experimenta! |
Lola, tenho uma dica para não separar a gelatina do creme: faça a gelatina e coloque no congelador. Quando começar endurecer, ou seja, começar a ficar parecendo com clara de ovo, retire do congelador e bata com creme de leite no liquidificador. Volte para o congelador e quando endurecer, sem formar cristais de gelo, coloque na geladeira. Lá em casa fazemos assim e não separa.
ResponderExcluir